sexta-feira, abril 29, 2011

O que é Psicoterapia? Por Deise Barreto.


Ainda é muito comum pessoas confundirem psicoterapia com outros tipos de terapia, tais como: Florais de Bach, Fitoterapia Chinesa, Terapia Holística entre outras.

Ouvimos também as pessoas dizerem que para conversar servem os amigos, entre outras pessoas que demonstram confiança, no entanto, psicoterapia é diferente de um bate papo entre amigos ou de terapias alternativas. Psicoterapia não é um bate papo.

Claro que não estou aqui para julgar qualquer tipo de terapia ou ferramentas que as pessoas buscam para atingir um objetivo, se tratar!

Mas, espero esclarecer o que é a PSICOTERAPIA.

Psicoterapia é um método de tratamento realizado por um psicólogo clínico preparado tecnicamente. O psicólogo durante sua formação e cursos de especializações adquire subsídios, embasamento teórico e técnico para tal competência.
A "conversa" que ocorre entre paciente e terapeuta dentro de um setting terapêutico é voltada para uma finalidade primordial, promover, preservar ou prevenir a saúde mental do paciente.

Lidamos ao longo da nossa vida com inúmeros conflitos, desde o nosso nascimento que já é um trauma, vamos passando por momentos, situações onde podem acarretar problemas, traumas, transtornos, conflitos das mais variadas espécies.

A psicoterapia vai amenizar, reduzir ou remover conflitos existentes, vai melhorar a autopercepção, levar ao autoconhecimento e promover a saúde mental do indivíduo.
Vale ressaltar que o trabalho é árduo e requer dedicação e boa vontade do paciente, pois o psicólogo está ali aberto e livre de julgamentos, para ajudar, mas até mesmo quem é treinado para tal fica impossibilitado em ajudar quem não quer ser ajudado.
Para o processo psicoterápico ser bem sucedido é necessário o querer, estar aberto e bem disposto para tal finalidade. Um psicólogo não é ninguém sozinho! Ele precisa do paciente que precisa dele, é uma troca, onde um aprende com o outro. Afinal, todas as nossas relações são de trocas.

É importante para quem está em busca de uma psicoterapia sentir se há empatia entre si e o profissional pelo qual procurou, o vínculo é criado ao longo do processo psicoterápico e é imprescindível que o profissional seja ético e neutro, preservando a confidencialidade e respeitando o momento do paciente.

A psicologia é uma ciência e dentro da mesma existem várias abordagens, linhas ou tipos, sendo elas: Psicanálise, TCC (terapia cognitiva-comportamental), Corporal, Sistêmica (casais), Ludoterapia (crianças), Psicodrama, Psicossomática, Psicodiagnóstico, Junguiana, Lacaniana, Humanista, Psicoterapia Breve entre outras. Cada uma tem seu diferencial e importância, e dependendo da disposição de quem a procura e estando com um bom profissional todas darão bons resultados.

Na psicologia hospitalar, a psicoterapia breve ou TCC será mais eficaz que uma psicanálise, mas esta será muito bem-vinda para quem se encontra com inúmeros conflitos internos e existenciais, e assim por diante.

Hoje muitos psicanalistas utilizam a psicanálise contemporânea, pois com as mudanças ocasionadas pelo mundo globalizado as teorias também se modernizam.

A psicologia está em todas as áreas: Organizacional, Institucional, Escolar, Esporte, Jurídica e Forense, e sem sombra de dúvidas é fundamental em todas, a tendência dessa área crescer é previsivel. E a demanda também!

Vimos recentemente que há pseudopsicólogos atuando em cidades do Brasil. Portanto, ao buscar um profissional dessa área ou de qualquer outra área da Saúde, consulte o Conselho Regional da cidade onde este profissional atua e consulta o seu registro, para que não seja vítima de prestadores de serviços indevidos.

No site do CRP: http://www.crpsp.org.br/portal/psicologo/psicadastrado.aspx

Constam todos psicólogos devidamente registrados na cidade de São Paulo. E este Conselho Regional de Psicologia que rege as regras que nós psicólogos devemos seguir.

Acho que deu para ter uma idéia do que é a psicoterapia e a sua importância, pretendo escrever mais a respeito, caso tenham dúvidas ou sugestões fiquem a vontade em se manifestar.

Deise Barreto.

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana" Carl G. Jung).

Nenhum comentário:

Postar um comentário