segunda-feira, maio 30, 2011

Excesso de Vaidade ou Transtorno Dismórfico Corporal? Por Deise Barreto.


A cada dia mais e mais crianças, adolescentes, adultos e idosos dão significativa importância para “os valores” relacionados à beleza que a mídia propaga.

Mesmo em meio a uma vida tumultuada com inúmeros afazeres, as pessoas não têm tempo e por vezes, nem condições financeiras para ter uma alimentação balanceada e saudável, e os que têm, acabam optando por recursos rápidos em prol de resultados satisfatórios para melhorar sua fisionomia, corpo e assim elevar sua autoestima.

Vemos crianças e adolescentes com excesso de vaidade, onde acompanham mães, tias ao cabeleireiro, para fazer escova, pintar as unhas, entre outras coisas, isso semanalmente. Hoje é comum essas mesmas crianças e adolescentes já serem adeptas ao uso de químicas e descolorações nos cabelos. É claro que com a autorização dos pais, que muitos vêem isso como ‘bonitinho’ e admiram a vaidade das filhas.

Não sou contra a pintar as unhas das meninas, enfeitá-las, comprar roupas combinando com os sapatinhos, porém é preciso avaliar até onde é normal a vaidade que vamos detectando na criança... Até onde isso não causará um transtorno na vida adulta...

Muitas jovens encontram-se insatisfeitas com próprio corpo e por não gostarem ou terem preguiça em malhar, cuidar de uma reeducação alimentar optam pelo uso de medicamentos para emagrecer ou de cirurgias para aumentar os seios, retirar uma barriguinha, entre outras...

Mas, até onde isso vai ajudar, deixar essa pessoa mais feliz ou levar ao adoecimento, para um transtorno onde o que se vê diante do espelho nunca está perfeito, é preciso sempre mais?

Se alimentar bem, evitar excessos de álcool, tabagismo, drogas, malhar, fazer uso de estética, cuidar da própria imagem, ter vaidade, não faz mal a ninguém. Mas, atualmente a ‘fome’ por uma aparência 100% está fazendo com que muitas pessoas adoeçam, não somente pelos efeitos colaterais que as medicações para emagrecimento causam, não apenas por erros nas cirurgias plásticas, mas adoecem também por uma baixa autoestima que não trabalhada acarreta esse desespero pela 'beleza perfeita' e esquecem das 'coisas' que realmente fazem uma pessoa feliz e realizada!

A dermatologista Luciana Conrado estudou sobre o transtorno dismórfico corporal, que acontece quando há um descompasso entre o que a própria pessoa enxerga dela no espelho e o que os outros enxergam.

Não deixa de ser um transtorno de personalidade, e Luciana acredita que o Michael Jackson sofria do mesmo.

O transtorno dismórfico corporal mais conhecido como dismorfofobia, que se caracteriza por defeitos mínimos que as pessoas encontram em sua face ou corpo, ou seja, uma percepção distorcida da imagem corporal.

Luciana durante a entrevista dada recentemente ao Programa do Jô (13/05/11) explica que essas pessoas ficam numa busca incessante pela perfeição através de tratamentos cirúrgicos e cosméticos.

Luciana também falou sobre a vigorexia, uma necessidade de ganhar massa muscular e obter o máximo do vigor físico.

As pessoas que sofrem desse problema chegam a ter o seu dia a dia sacrificado. O transtorno as impossibilita de trabalhar ou de se relacionar socialmente.

Luciana alerta para que os médicos não fiquem oferecendo soluções dermatológicas para problemas psiquiátricos. Segundo ela, os consultórios dermatológicos são a porta de entrada desses pacientes.

Vale a pena conferir a entrevista na página do Programa do Jô:

http://programadojo.globo.com/platb/programa/2011/05/13/luciana-conrado-fala-sobre-o-transtorno-dismorfico-corporal/

Pais, Psicólogos e Médicos devem se atentar para essa realidade que tende a crescer dia a dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário