quinta-feira, maio 26, 2011

Você da conta? Por Deise Barreto.


Nossa vida na atualidade tem permitido com que os seres humanos adoeçam a cada dia mais.
Nosso corpo não aguenta os excessos, mas muitas vezes não nos damos conta dessa realidade e com isso quando menos esperamos, estamos doentes!
A grande maioria ao fim do dia tem a impressão de que “não deu conta”.
Não deu conta do que?
Isso cada um responderá subjetivamente.
Mas, acaba sendo perceptível em muitos casos, inclusive daqueles que possuem uma rotina tumultuada, essa sensação de que não deu conta.
Quantas vezes você ouviu alguém dizer que o dia teria que ter mais horas?
Eu sempre ouço isso e respondo que se tivéssemos 30 horas em vez de 24, não iríamos descansar ou ter mais momentos de lazer, e sim que provavelmente procuraríamos mais afazeres ou tentaríamos dar conta do que não foi dado ao fim de 24 horas.
Estou errada?
O indivíduo ao chegar em casa após um dia cheio e com a sensação de ‘faltou coisas por fazer’, tende a deprimir, ficar ansioso e forma-se um vazio, e aí tem mais uma tarefa a cumprir, como preencher este vazio?
Alguns preenchem com comida, outros com o álcool, drogas, sexo ou ‘balada’.
A ansiedade precisa ser reduzida e o vazio preenchido, mas o indivíduo não entra em contato com seu mundo interno, não tenta entender o que está acontecendo e o porquê precisa de certos estímulos para se sentir melhor.
A sociedade acaba gerando o STRESS. Nos cobramos o tempo todo, acreditamos que precisamos de muito mais, mas e o equilíbrio?
Hoje temos mais desequilíbrio do que equilíbrio. E para se manter saudável é preciso "equilíbrio".
Quando foi a última vez em que você pisou na grama?
E na areia?
Percebem o quanto vamos perdendo o contato com a natureza?
O tocar, o pisar, o sentir o sol aquecendo o corpo...
Temos tempo para isso?
Tenho certeza que a maioria responde que não.
Se olharmos ao redor parece que vivemos uma vida de mentira e que viver a natureza, a espontaneidade e manter a homeostase, virou utopia.

Você está infeliz na sua vida profissional?
Você está infeliz no seu relacionamento amoroso?
Você acaba sempre se frustrando nas suas relações, sejam elas de... amizade, amorosa, familiar ou profissional?

Se você respondeu sim em pelo menos uma das perguntas acima. O que você andou pensando em fazer para mudar essa insatisfação?
...
Recentemente ouvi uma história, onde um indivíduo estava se sentindo desmotivado na empresa em que trabalha, pois ele não quer trabalhar naquela unidade e sim na unidade que fica em Madrid, afinal lá irá respirar novos ares e adquirir uma nova experiência. E então perguntaram a ele, “você fala espanhol”? Ao que ele respondeu: “Não”.
...Chega ser contraditório não?
Quero algo, almejo por aquilo, mas o que tenho feito para conquistar o meu objetivo?
É necessário sonhar... Mas, é necessário também manter os pés no chão!

É preciso achar tempo...

* Tempo para se alimentar de forma mais saudável, evitar alimentos pobres em vitaminas, ou pelo menos mastigar a refeição, tentar se 'desligar' do mundo externo durante o lanche, almoço ou jantar. Evitar fast food em todas as refeições devido a falta de tempo... Enfim, se reeducar, pois nem tudo que é gostoso, faz bem para saúde. E hoje não temos doenças relacionadas aos hábitos alimentares somente em idosos, é cada vez maior o número de jovens com colesterol alto, por exemplo.
Temos também vários tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares, tais como: câncer do esôfago, do estômago, do cólon e reto, da mama e próstata.

* Fazer exercícios físicos, pois o mesmo libera serotonina e acaba diminuindo a depressão;

* Procurar dormir pelo menos seis horas por noite;

* Evitar cigarro, álcool, excessos que não fazem bem a saúde e sabemos quais são;

E o que falta também dentre tantas coisas, é o autoconhecimento, pois se nos conhecemos, se trabalhamos nossa percepção, logo perceberemos o desequilíbrio em que se encontra a nossa vida e assim viveremos melhor conosco, com as nossas relações e aprenderemos a lidar com o vazio que insiste em aparecer em nosso meio nesse mundo contemporâneo e que nos da aquela sensação de... Não dei conta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário